Paço do Lumiar

Paço do Lumiar é um município brasileiro do estado do Maranhão. Pertence à Região Metropolitana de São Luís. Possui uma população de 104.881 habitantes, segundo Censo do IBGE em 2010.

O município tem sua ocupação iniciada em 22 de maio de 1625, quando chegou à capital da província doMaranhão, o governador Francisco Coelho de Carvalho, o jesuíta Luís Figueira já possuía uma légua de terra no sítio chamado Anindiba que, por escritura pública, lhe fora doada por Pedro Dias e sua mulher Apolônia Bustamante.




Em virtude da Carta Régia de 11 de junho de 1761, o Governador Joaquim de Melo e Póvoas deslocou-se, no ano seguinte, para aquela povoação e elevou-a à categoria de Vila, como a denominação de Paço do Lumiar, em razão de sua semelhança como uma localidade de idêntica denominação existente na freguesia do Lumiar, nos arrabaldes de Lisboa, Portugal.

No século XX, Paço do Lumiar foi distrito de São Luís, passando logo para o distrito de São José de Ribamar.

Paço do Lumiar tem sua emancipação pela lei n°1890, de 7 de dezembro de 1959. Instalado em 14 de janeiro de 1961, teve como seu primeiro prefeito, o sr. Pedro Ferreira da Cruz.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paço_do_Lumiar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *